segunda-feira, 15 de novembro de 2010

UE financia tecnologias de armazenamento em cloud

A União Europeia (UE) investirá 15,7 milhões de euros em um projeto de pesquisa que irá explorar novas tecnologias relacionadas à computação em nuvem, incluindo dados de mobilidade e controle de acesso seguro.
Batizada de Vision Cloud (Virtualized Storage Services Foundation for the Future Internet) a iniciativa terá duração de três anos, sob a liderança da equipe de pesquisadores da IBM em Haifa (Israel). Envolve também outros grandes fornecedores como a Siemens e a SAP, e instituições de ensino, como a Universidade Técnica Nacional de Atenas e o Instituto Sueco de Ciência da Computação.
O objetivo do projeto é resolver algumas das principais questões relacionadas com o armazenamento em ambiente de cloud, segundo Hillel Kolodner, um dos pesquisadores da IBM em Haifa e arquiteto-chefe do projeto. Uma destas questões é a definição de metadados para um objeto específico armazenado na nuvem, como um vídeo.
Os pesquisadores envolvidos nesta iniciativa também vão explorar conceitos como o armazenamento de computação, no qual um programa – denominado “storelet” – pode correr num sistema de armazenamento e analisar, por exemplo, o áudio de um vídeo e, usando técnicas de reconhecimento de voz, extrair o texto do diálogo entre as pessoas.
O projeto vai pesquisar também outros recursos avançados para o armazenamento em nuvem, como controles de acessos mais flexíveis e seguros que permitam a uma empresa, por exemplo, distribuir um vídeo para os participantes de uma conferência sem dar credenciais para acesso à sua própria rede. O projeto deverá explorar formas através das quais o vídeo possa ser partilhado de forma segura sob essas condições, sendo ao mesmo tempo acessível através de qualquer dispositivo, diz Kolodner.
Aliás, uma das áreas de investigação será a mobilidade de dados, entendida como a transferência da informação armazenada na nuvem. À medida que as empresas contratam os serviços de dados de outros fornecedores, é importante serem capazes de mover dados de um fornecedor para outro, facilmente.
Hoje, se uma empresa pretender mover os dados, precisa de descarregá-los para as suas instalações, armazená-los e depois voltar a carregá-los num outro fornecedor de armazenamento. A intenção do projeto Vision Cloud é desenvolver um sistema capaz de permitir uma empresa alojar registos financeiros em um novo fornecedor, acessando ao mesmo tempo os dados alojados no antigo fornecedor até que a migração termine.

Fonte: Computer World

Nenhum comentário:

Postar um comentário