segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Microsoft completa 25 anos

Sistema operacional da empresa fundada por Bill Gates já se encontra em mais de 90% dos computadores do mundo; Como o Windows 7 já vendeu mais de 240 milhões de licenças, o  XP deve ser extinguido em dois anos.

Há 25 anos, a Microsoft lançou seu primeiro sistema operacional, o Windows. A grande novidade, na época, seria uma interface que permitia uma relação mais amigável do proprietário do computador com sua máquina. O êxito não foi imediato. "Ninguém que usou a primeira versão do Windows teria previsto que a companhia dominaria o mercado de PCs 25 anos depois",disse o analista Jon Brodkin, em seu blog.
 
No entanto, estes vinte e cinco anos se passaram e o Windows, atualmente, domina o mercado dos computadores pessoais, pois hoje já está em 90% das máquinas em todo o mundo.
 
No mundo dos celulares, o renome do Windows não desfruta da mesma percepção. Já na computação em nuvem, a companhia já tem poderosos concorrentes.
 
O nascimento da companhia foi envolto em polêmica. A Microsoft não foi a primeira a propor janelas par gerenciamento de computadores. Este mérito se atribui à Xerox. A Apple também foi criada antecipadamente, mas perdeu um pleito em 1993 contra a empresa de Bill Gates, no qual a acusava de violar direitos autorais.
 
O grande acerto da Microsoft diante da Apple foi que não vinculou seu sistema operacional exclusivamente às suas máquinas, como fez Steve Jobs. Como ela não ser fabricante de hardware, licenciou o Windows para quem quisesse. Esta atitude permitiu uma expansão a qual sua concorrente se limitou. 
 
Mesmo tendo nascido em 1985, não se falava popularmente do Windows até 1988, quando a companhia apresentou a terceira versão do seu sistema operacional. No entanto, foi o Windows 95 que trouxe a verdadeira mudança. Permitiu a fácil incorporação de periféricos e gerenciamento de arquivos de áudio-visual. Com isto, praticamente ignorou o MS-DOS.
 
Além disso, o Windows 95 era livre e, por fim, foi integrado ao navegador da empresa, o Internet Explorer.  Esta oferta levou ao fim o browser dominante da época, o Netscape, e provocou preocupação sobre as implicações do sucesso do Windows.
 
Entre 1998 e 2000, a Microsoft lançou o Windows 98, Windows 2000 e Windows Millennium Edition, que foi alvo de críticas por falhas no sistema.
 
Fonte: IP News

Nenhum comentário:

Postar um comentário